5º Dia – Expedição Chapada das Mesas: Cachoeiras de Itapecuru / Carolina / Portal da Chapada / Balneário do Dodô

Bem, essa é a história de 11 amigos, 11 bicicletas e um mundo de diversões a ser explorado. Como todo Muralista já sabe, cada um fica responsável por contar um pouco de como foi sua experiência nessa aventura, e neste caso a Chapada das Mesas no Maranhão nos rendeu muitas histórias…

Jean Andrade (Tacalipau)

Sendo assim, depois de uma noite de acampamento ao lado de um rio, e escutando o barulho da cachoeira que estava a uns 50 metros de distância, acordamos preparamos nossas bicicletas e partimos para o café da manhã, parte muito importante do dia kkk… e logo em seguida partimos as margens da BR 230, a Transamazônica com destino a cidade de Carolina, mais antes disso ainda na BR 230, sofrendo um pouco com o calor forte e com a bike um pesada, seguíamos fortes e contentes por mais um dia de aventura. Falando por mim mesmo, naquele momento em que eu pedalava eu sentia que estava fazendo a coisa certa, uma onda de emoções me atingia a todo o momento, a maioria delas era o melhor que eu já conheci, nada nos impedia de seguir fortes adiante, ali não existia problemas, não existia cansaço, nada disso, no rosto de cada um era fácil notar a felicidade em abundância.

Quando eu entrei no Mural de Aventuras sentia que estava destinado a uma coisa bem grande, não que eu quisesse ser notado, mas era como se eu estivesse destinado a deixar a minha marca no mundo, pensava eu assim; naquele momento pelando era o que eu sentia. Em uma expedição uma das melhores coisas que acontece é a união entre pessoas tão diferentes ao mesmo tempo iguais, todos compartilhando os mesmo sentimento de felicidade. Ao pedalar a brisa do vento na pele, as ondas de calor no rosto me fazia sentir a natureza dizendo, bem-vindo ao meu mundo, aqui é no meu tempo aqui são as minhas regras.

Seguimos até a cidade de Carolina, compramos água, carne para o churrasco de mais tarde e outros mantimentos para o acampamento. Fizemos fotos com agradáveis moradores da cidade, almoçamos em um posto e de volta a Transamazônica, pedalemos até encostar dois rapazes a beira da cerca de arrame com água pra vender, trataram logo de falar que acima estava um dos lugares mais procurados da região. Era o Portal da Chapada! Um buraco na rocha que lembra o mapa invertido do estado do Tocantins.

Estávamos cansados e dessa forma chegamos a um dilema, levar ou não levar a bicicleta até lá em cima? Em 10 segundos eu decidi que levaria ela, do jeito que estava, com bagagem e tudo, 800 metros de pura areia para empurrar, difícil? Não para mim Elson e Plech, tomamos a decisão de levar elas, naquele momento sentíamos que era justo fazer isso com elas também, e subimos! A vista de lá de cima é fantástica, fizemos muitas fotos e gravamos vídeos e descemos para seguir a diante.

Depois do dever cumprido, partimos para o morro redondo, balneário chamado de Dodô, saindo do asfalto e entrando em uma estrada de chão encontramos um casal de são Paulo com seu carro preso na areia fofa, o rapaz já estava sem saber o que fazer pra sair dali kkk.. Ajudamos ele em seguida chegamos; e já partimos para uma cachoeira mais abaixo, e lá aconteceu de nosso amigo Alexandre perder a aliança de casamento, na correnteza da cachoeira, foram uns 30 minutos de preocupação procurando na areia até que achamos, para nossa alegria! Subimos armamos acampamento e partimos para mais uma noitada de resenha e churrasco, eu acompanhado de meu refri e o restante de suas cervejas kkk e assim foi o meu dia de expedicionário.