4º Dia – Expedição Chapada das Mesas: Complexo Cachoeiras do Cocal (Poço Azul) / Riachão / Cachoeiras de Itapecuru

Antes do relato, falar um pouco da minha volta ao Mural onde estive afastado por 03 anos por motivos profissionais, e quando soube que ia rolar uma Chapada pensei não perco por nada e lá fui.

Ricardo Popó estava afastado do grupo por três longos anos e retornou em grande estilo.

Depois de um 1º dia intenso, um 2o dia duro com bike, e um 3o dia mesmo sem bike não menos intenso, mas cheio de aventuras sempre mapeadas pelo Elson, o 4º dia seria de 100Km.

Mesmo com a distancia e as muitas ladeiras o desgaste seria um pouco menor, uma vez que iríamos rodar na BR 230, BR 230? Ué que BR é essa? Sim galera nada menos que a Transamazônica, sensação sinistra de rodar nessa famosa rodovia de bike.

Partiu! Lá fomos nós, para, para, que foi Kadjon atrasando o pedal kkkk (de novo)! Figuraça essa desgrama, partiu e lá vai, pedala, pedala, uma galera no front, eu no meio e uma galera bem atrás, muito atrás. Depois de muita subida encontro o pessoal do pelotão da frente parados numa semi sombra, cheguei a galera resenhando, depois de uns minutos chega Serjão, a galera no pé dele sacaneando. Quem falta, olhamos faltava Odi, Jean e quem, quem, ele Kadjon kkkkk, porém para nossa surpresa o mesmo aparece sozinho a galera começou a resenhar porra Kadjon, cadê Odi e Jean, o sacana sei lá broquei os dois foi só risada, ele eu acho que eles ficaram para trás, disso tínhamos certeza, e ai o quê fazer, todos preocupados com Odi porém sem stress pois Jean (Tacalepau) esta com ele. Marcelo (na verdade Alexandre que eu véinho insistia em chama-lo de Marcelão sei lá por quê , sabe como é véio kkkk) teve a ideia de para um veículo e perguntar se tinha visto 02 ciclistas, o qual informou que os visto junto a uma galera que estava carpindo o acostamento isso aproximadamente uns 05 km atrás. Bom fazer o que espera os depois de quase 45’ chega Odi e Jean, informando que o pneu da bike de Odi tinha furado . Partiu para completar o percurso que faltava aproximadamente uns 40 Km para o destino.

Logo adiante, paramos para almoçar num restaurante onde a dona muita simpática completou o buffet uma vez que já eram quase 14h Descansamos por uns 40 minutos e partimos e aproximadamente pelas 16h chegamos ao nosso destino Cachoeiras de Itapicurivis kkkk (Itapecuru ). Chegamos no local e fomos informado que o camping seria mais uns 200mts a frente de onde entramos a galera tensa, voltamos os 1.5 km até a estrada e entramos no lugar indicado que se situava de novo 1.5 da estrada porém em frente de onde tínhamos chegado primeiramente. Na chegada, Elson foi conversar com o proprietário para acertar nosso acampamento para pernoitarmos em seguida descemos para a beira da Cachoeira chamadas de Cachoeiras Gêmeas, lugar lindo! Pedimos um tira-gosto carne de sol (pelo estado estava sem protetor solar) e frango a passarinho e umas brejas que ninguém é de ferro. Montamos acampamento e preparamos o jantar a base de calabresa, salame, miojo, cerveja, whisky e o som das cachoeiras ao fundo. Foi formado também o dueto de gaitas harmônicas pilotadas por Serjão e Kadjon dupla top no sopro, perguntei se eles não tocavam flauta quase me batem kkkkkkk. Todos devidamente banhados no rio fomos descansar para o próximo dia. Cada expedição é única, os dias são diferentes, cada um melhor do que o outro. Enquanto tivermos expedições no Brasil estarei colocado. Elson como sempre mostrando total domínio e capacitação na elaboração dos roteiros.