Níveis de Dificuldade das Aventuras

Não é fácil definir o nível de dificuldade das aventuras que realizamos, para que isso seja possível é necessário analisarmos diversos parâmetros como: distância, velocidade média, tipo e dificuldade técnica do terreno, clima e até mesmo o preparo físico do aventureiro. O conjunto desses fatores irá determinar quando podemos decidir encarar um desafio.

Os níveis de dificuldade vão de 0 a 5.
Os níveis de dificuldade vão de 0 a 5.

O Mural busca sempre a melhor integração e bem estar de seus seguidores, sendo assim, para facilitar o entendimento de todos passou a classificar as aventuras de bike de forma mais detalhada conforme abaixo:

Nível 0

Mural Family Para quem quer passear e/ou aprender a andar de bicicleta. As crianças devem estar acompanhadas de um responsável. Passeio de até 15km de distância, com velocidade média de 6km/h, percurso quase plano e/ou com leves inclinações. Pode ter trilha com baixo nível de dificuldade.

Requisitos físicos: Não há. Basta vontade de andar de bicicleta e estar junto de outras pessoas do grupo.

Nível 1 – Iniciante

Trilhas de até 15km de distância, com velocidade média de 10km/h, terreno menos acidentado com poucas e pequenas ladeiras. Requisitos físicos: Necessário saber andar de bicicleta. Exemplos desse nível é dar uma volta no Parque de Pituaçu.

Nível 2 – Leve

Trilhas de até 25km de distância, Velocidade média de 15km/h, com terreno acidentado e com algumas ladeiras.

Requisitos físicos: Ser praticante de algum esporte ou academia regularmente a pelo menos 2 meses. Exemplo desse nível é o CTM Alphaville.

Nível 3 – Médio

A maioria das trilhas do Mural estão nesse nível e os parâmetros de dificuldades podem se apresentar conjuntamente ou não, conforme abaixo:

Trilha de 25 a 50Km de distância e/ou, Velocidade média entre 17km/h a 20km/h e/ou, Terreno acidentado, podendo ter areia, lama, pedras, etc e com várias ladeiras, sendo algumas mais longas e inclinadas.

Requisitos físicos: Ser praticante de Mountain Bike regularmente a pelo menos a 3 meses.

Nível 4 – Médio Alto

São aventuras com um maior nível de dificuldade em relação à condição física e técnica de Mountain Bike. Os parâmetros de dificuldades podem se apresentar conjuntamente ou não, conforme abaixo:

Trilha de 50 a 70Km de distância e/ou, Velocidade média acima de 20km/h e/ou, Terreno muito acidentado, com downhill’s, areal, lamaçal, pedras, etc e com muitas ladeiras, sendo algumas mais longas e inclinadas e/ou, Com alguns momentos de necessidade de empurrar bike e/ou, Condições climáticas adversas (calor ou frio) e/ou, Pouco ou nenhum ponto de apoio/abastecimento.

Requisitos físicos: Ser praticante de Mountain Bike regularmente a pelo menos a 6 meses. Com treino físico de no mínimo de 3 vezes semanal de algum esporte ou academia.

Nível 5 – Alto

São aventuras com extrema dificuldade em relação à condição física e técnica de Mountain Bike. Geralmente no Mural essas aventuras são chamadas de “desafios” ou “expedições”. Os parâmetros de dificuldades podem se apresentar conjuntamente ou não, conforme abaixo:

Trilha com no mínimo 70Km de distância e/ou, Velocidade média acima de 20km/h e/ou, Terreno muito acidentado, com muitas ladeiras longas e inclinadas. Grandes downhill’s, areal, lamaçal, pedras, etc e e/ou, Com diversos momentos de necessidade de empurrar bike e/ou, Condições climáticas adversas (calor ou frio) e/ou, Pouco ou nenhum ponto de apoio/abastecimento.

Requisitos físicos: Ser constante praticante de Mountain Bike a pelo menos 6 meses. Com treinamento voltado para o MTB de no mínimo de 3 vezes por semana.